Parapsicologia

____________________

Parapsicologia é a ciência que trata dos fenômenos paranormais, isto é, aqueles que estão fora da normalidade, como a intuição, a telepatia, a claripercipiência, a bilocação de consciência, a combustão espontânea, os fenômenos de “ Poltergeist”, o “apport” e as curas “milagrosas”.

Esses fenômenos existem desde o início da humanidade e foram vistos das mais diversas maneiras em cada época e em cada cultura.

Somente a partir de 1930, com as pesquisas e testes feitos pela equipe do Dr. Joseph Rhine, na Universidade de Duke, na Carolina do Norte, EUA, esses fenômenos passaram a ser observados com critérios e metodologia científicos, ficando comprovada a sua existência.

Escolas de Parapsicologia

No Brasil, a partir da década de 1960, se desenvolveram três Escolas de Parapsicologia: a Católica, a Espírita e a Científica Independente, da qual fazemos parte.

A Escola Católica, liderada pela equipe do Padre Quevedo, foi desenvolvida com principal objetivo de combater o espiritismo e as religiões afrodescendentes e está atrelada à doutrina católica.

A Escola Espírita surgiu como defesa dos ataques da Escola Católica e procura fundamentar cientificamente as suas teses. Portanto, atrelada à doutrina Espírita.

A Escola Científica Independente está desvinculada de compromissos religiosos e/ou ideológicos e se atém unicamente aos compromissos científicos.

Parapsicologia Clínica – Sistema Grisa

Do estudo dos Fenômenos Paranormais ao estudo da Mente Humana e do Ser Humano, hoje  a Parapsicologia Científica – Sistema Grisa adquiriu e desenvolveu profundos conhecimentos, desenvolvendo-os em um sistema de aplicação prática.

SISTEMA GRISA – Sistema cientifico e independente de pesquisa, análise e orientação parapsicológica – Dr. Pedro Antonio Grisa.

Na década de 1960 o Dr. Pedro Antônio Grisa inicia os estudos e pesquisas na área da Parapsicologia e vê a necessidade de que esse caminho não esteja vinculado a princípios e teses de caráter religioso, filosófico e ou ideológico, mas compromissado com os princípios científicos.

O IPAPPI – Instituto de Parapsicologia e Potencial Psíquico, por ele fundado, comprova que os fenômenos paranormais são produzidos pela mente humana.

Mas, a grande descoberta é  sobre COMO FUNCIONA  a Mente Humana e suas Funções Mentais. A Mente Humana é uma, mas funciona como duas: possui a função CONSCIENTE e a função SUBCONSCIENTE. Não se trata de NÍVEIS de consciência, como na Psicologia, mas de FUNÇÕES.

A função CONSCIENTE é a responsável pelas atividades comandadas pela RAZÃO (pensar, comparar, raciocinar…)  e a função SUBCONSCIENTE é a responsável por todas as atividades AUTOMÁTICAS, desde as funções biológicas, às manifestações emocionais, e através das programações registradas no Subconsciente, influencia toda a realidade.

O que acontece com as pessoas é determinado pelas programações que estão gravadas em seu Subconsciente.

O IPAPPI constatou também que o Subconsciente é programado, mas é também programável e reprogramável.

Diante disso Dr. Grisa e os Profissionais do IPAPPI desenvolveram um método próprio de Orientação Parapsicológica Terapêutica (Clínica) para permitir o autoconhecimento, auxiliar as pessoas a superarem dificuldades (desarmonias profissionais, conjugais e sociais, fobias, síndrome do pânico, ansiedade, depressão…) e a lhes possibilitar melhor qualidade de vida.

HISTÓRICO

31/10/1984 – criação, pelo Dr. Pedro A. Grisa, do INSTITUTO DE PARAPSICOLOGIA E POTENCIAL PSÍQUICO – IPAPPI, EM Florianópolis, SC.

1985 – o IPAPPI estabelece CONVÊNIO DE PESQUISA  com PESQUISAS PARAPSICOLÓGICAS DE CURITIBA.

1986 – O IPAPPI recebe o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina.

– Nesse mesmo ano o IPAPPI promove o PRIMEIRO ENCONTRO CATARINENSE DO PARANORMAL.

1987 – II ENCONTRO CATARINENSE DO PARANORMAL e ENCONTRO SULBRASILEIRO DO PARANORMAL.

1995 – Criação do Curso de Formação do Orientador em Parapsicologia do Sistema Grisa.

1998 – Criação do Sindicato dos Parapsicólogos do Estado de Santa Catarina.

1999 – é criado o Curso de Aperfeiçoamento em Orientação Parapsicológica do Sistema Grisa em Volta Redonda – RJ.

2002 –  é criado o Curso de Aperfeiçoamento em Orientação Parapsicológica – Sistema Grisa – em Curitiba, PR.

2004 – Criação do mesmo curso no Espírito Santo.

2006 – Criação do mesmo curso em  Minas Gerais.

–  Ainda em 2006 o IPAPPI celebra convênio com a UNIVALI para a realização a realização do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Orientação Parapsicológica Social e Institucional.

2007 – O IPAPPI celebra o mesmo convênio com o Centro Universitário São José, da cidade de São José, na Grande Florianópolis.

2010 – Convênio com a Faculdade Vicentina – FAVI – de Curitiba, PR.

2010 – Criação do Curso de Parapsicologia  do Sistema Grisa em Londrina, PR.

Março de 2013 – criação do Curso de Parapsicologia do Sistema Grisa em Guararema, na Grande São Paulo.

2015 – Criação do Curso de Parapsicologia do Sistema Grisa em Cascavel, PR.

                                                                                      ____________________